Comunidade SMXP

Como aumentar o alcance orgânico das publicações

alcance orgânico planejamento

Descubra como melhorar o alcance orgânico das suas publicações e o impacto que isso trará para a sua estratégia digital

Falar sobre alcance orgânico, pode ser um tema “desanimador”. Isso porque pouca coisa mudou nos últimos anos. O número médio de pessoas que veem postagens sem o apoio de impulsionamento, ainda é bastante baixo.

Não vou mentir aqui, o que o Facebook realmente quer é que as marcas invistam em publicidade para entregar o conteúdo (de qualidade, ok?) a um público mais amplo. Como resultado, as empresas acabam subestimando a importância do alcance orgânico e esquecem que, sem ele, algumas estratégias de anúncios poderiam ter um resultado muito melhor caso usassem uma audiência de engajamento com base nas interações do Instagram, Páginas, vídeos, entre outras opções do Facebook Ads.

Falei um pouquinho sobre esse assunto no vídeo abaixo. Aproveite para conferir:

Vale a pena usar audiencia de engajamento com Facebook Ads?

Por isso é importante reforçar que por trás das campanhas de alta performance, também existe uma estratégia orgânica consistente, que fortalece a marca e o relacionamento com a audiência.

 

Por que o alcance orgânico diminuiu?

Recentemente, compartilhei uma publicação no meu Instagram com os dados atualizados do Facebook, onde mostra que existem 1,93 bilhões de usuários ativos diariamente na sua “Família de Apps” (Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp), ou seja: há MUITO mais conteúdo sendo produzido do que tempo para consumi-lo.

É por isso que, ao invés de mostrar tudo o que é publicado, a plataforma prefere mostrar o conteúdo mais relevante, considerando diversos fatores (e algoritmos) relativos à cada usuário.

Como resultado, a competição pelo Feed de notícias do Instagram e Facebook, também cresceu consideravelmente, o que torna mais difícil conquistar o espaço no meio de toda essa galera sem abrir a carteira para impulsionar o post.

Para complementar as informações do vídeo acima, continue a leitura e confira 5 dicas de como aumentar o alcance orgânico das publicações:

 

#1 Descubra quais são as melhores práticas para cada rede social

Nunca adote uma abordagem única para a sua estratégia digital, principalmente quando se trata de conteúdo orgânico. Para conseguir alcançar um número considerável de pessoas, essas postagens precisam ser otimizadas de acordo com a plataforma onde será publicada. Pense comigo: qual plataforma faz mais sentido para o seu público-alvo? Por exemplo, se você deseja conversar com um público mais jovem, precisa ficar por dentro de como é a linguagem usada nos Stories e Reels, e quais são as últimas tendências.

Como regra geral, o conteúdo criado especificamente para a plataforma e formato desejados, apresenta um desempenho melhor. E não se esqueça de usar todos os recursos disponíveis para cada posicionamento, como hashtags, localização, marcação de pessoas e tags de compras.

 

#2 Ofereça conteúdo de valor

Para que a estratégia funcione, você precisa oferecer às pessoas um motivo para engajar com a publicação. E o “valor” pode ser entretenimento, conhecimento, motivação ou uma forma de se conectar com a comunidade.

Por exemplo, se você for responsável pela estratégia digital de uma loja de roupas, ao compartilhar dicas sobre moda e DIY, a marca é capaz de se posicionar como uma autoridade nesse assunto. A estratégia é inserir a marca na rotina do público-alvo de maneira sutil e valiosa, se você ficar apenas compartilhando publicações promocionais, o alcance orgânico vai lá embaixo.

 

#3 Poste regularmente e poste na hora certa

Se você me perguntar “quando é isso?”, eu vou dizer: é quando o seu público está online e ativo! Para ter essa resposta, sempre acompanhe os insights que a própria ferramenta oferece sobre os seus seguidores

Outro fator que ajuda a melhorar o alcance orgânico, é publicar de forma consistente para estabelecer uma presença - mas não se esqueça que qualidade é sempre melhor que quantidade, por isso essa dica fica ainda melhor quando aliada ao conteúdo de valor que vimos ali em cima.

Com planejamento e um bom editorial de conteúdo, isso não será um desafio.

 

#4 Sempre responda os comentários

Depois de postar algo, fique de olho e responda os primeiros comentários o mais breve possível. Isso aumentará as chances de você receber mais engajamento. Também é uma boa oportunidade de mostrar o lado humano da marca, interagindo com os seguidores.

 

#5 De olho nos algoritmos

É sempre bom ficar por dentro dos ajustes e mudanças que as plataformas fazem. Os algoritmos do Facebook usam alguns fatores para classificar a ordem do conteúdo orgânico no feed ou stories, esses fatores geralmente incluem relevância, oportunidade e o relacionamento que alguém tem com a conta.

Os algoritmos priorizam as postagens com alta probabilidade de gerar engajamento (o engajamento inicial da publicação costuma ser um ótimo indicador). Se você não sabe por onde começar, o conteúdo em vídeo tem sido a grande estrela do alcance orgânico, mas tudo depende do que é mais valioso para o seu público-alvo, por isso um bom teste A/B é sempre bem-vindo.

 

Conclusão

O maior segredo, ainda, é produzir conteúdo para o público e não para a empresa. Às vezes, o grande inimigo do alcance orgânico é o próprio cliente que não aprovou o planejamento de posts porque não se identificou com a mensagem. Por isso, a dica mais valiosa para mudar essa situação, é tentar educá-lo, caso contrário, a sua estratégia digital pode ir por água abaixo.

Quer dicas diárias de Estratégia Digital? Siga no Instagram

Seguir no Instagram

Receba ferramentas e insights via email

Faça parte da minha newsletter gratuita e receba dicas exclusivas, meus cursos e insights.

Eu também oideio SPAM e o seu email nunca será repassado para terceiros.