Comunidade SMXP

Como melhorar a estratégia de Facebook Ads usando o Funil de Marketing

facebook ads

O funil de marketing é essencial para quem deseja criar uma estratégia digital mais assertiva e otimizar o orçamento. Descubra as melhores práticas para aumentar o número de conversões!

Como nós bem sabemos, o Facebook Ads é uma excelente ferramenta que pode ser usada para alcançar qualquer pessoa que esteja nas redes sociais - e isso significa, basicamente, “todo mundo”, né?

Segundo o Digital 2021 Report, da Hootsuite, são 150 milhões de usuários ativos apenas no Brasil, o que nos traz a seguinte pergunta: com tanta gente online, como criar uma estratégia de anúncios que realmente atinja o público ideal?

Afinal, os interesses e dados demográficos podem ser os mesmos, mas não podemos ignorar que existe uma tal de “jornada do consumidor” que influencia bastante no que o usuário quer ver de conteúdo ou oferta. É por isso que, para construir uma estratégia digital realmente eficaz, precisamos olhar para o funil de marketing (ou vendas), mapeando todas as etapas dessa jornada e identificando gatilhos e estratégias que nos ajudem a alcançar o objetivo.

Pensando nisso, separei algumas dicas para ajudar melhorar a estratégia de Facebook Ads usando o Funil de Marketing. Bora conferir?

 

O que é um Funil de Marketing?

O funil de marketing é um modelo que representa a jornada do consumidor desde o primeiro contato com a marca até a conversão. É através desse funil que conseguimos montar a estratégia de maneira mais assertiva, enviando a mensagem certa na hora certa (e evitando mostrar uma oferta de compra para um lead frio, por exemplo).

O funil de marketing tradicional é divido em três partes: topo, meio e fundo, cada uma com suas singularidades, e que necessitam de conteúdos e estratégias diferentes para que a campanha seja eficiente.

  • Topo de funil: aqui, as pessoas ainda não estão interessadas em adquirir o produto ou serviço. Na verdade, elas nem sabem direito que a empresa existe. E é por isso que no topo de funil, o conteúdo deve focar em tirar dúvidas e resolver problemas, sem enviar nenhum tipo de mensagem comercial.
  • Meio de funil: enquanto o conteúdo de topo de funil busca atrair uma audiência mais ampla, no meio de funil o objetivo é transformar os visitantes em leads e qualificá-los. Por isso, o conteúdo de meio de funil deve mostrar para o usuário as soluções existentes e porque a sua solução é a melhor de todas.
  • Fundo de funil: o fundo do funil abre espaço para conteúdos promocionais, que falam abertamente sobre a empresa, produto e/ou serviço. Ou seja, pode liberar aquele desconto que é tiro e queda!

 

Como melhorar a estratégia de Facebook Ads usando o Funil de Marketing?

O segredo para uma campanha de sucesso, é criar um funil de marketing projetado especificamente para a rede social, de modo que inicie com o aquecimento do público no Facebook e, em seguida, sejam construídos públicos de engajamento personalizados para remarketing.

Inclusive, saber alinhar o objetivo de campanha com a etapa correta do funil de marketing é fundamental para a sua estratégia. Então, antes de finalizar a leitura deste artigo, que tal dar uma olhadinha no vídeo que eu preparei sobre o assunto?

Antes de descobrir como melhorar a estratégia de Facebook Ads usando o funil de marketing, é preciso entender como ele funciona dentro da rede social.

Assim como no “funil tradicional”, no Facebook ele também é dividido em três etapas: reconhecimento (topo), consideração (meio) e conversão (fundo) - além da fidelização que também faz parte de uma estratégia digital eficiente, mas hoje vamos focar nas três principais, ok?

De modo gertal, o topo do funil (ToFu) é onde você tenta melhorar o reconhecimento da marca; No meio do funil (MoFu), você basicamente se concentra na geração e nutrição de leads (é quando o público-alvo começa a considerar a sua solução); O último estágio é a parte inferior (BoFu), em que o foco principal está na conversão e retenção.

Utilizando o Funil de Marketing, é possível melhorar (e muito) a sua estratégia no Facebook Ads, mas para isso, você precisa conferir essa dicas!

 

1. Defina o seu público-alvo

Um conteúdo direcionado tem melhor potencial para gerar interesse e converter consumidores, por isso,  saber com quem você quer se comunicar é fundamental.

Você pode criar a segmentação utilizando fatores demográficos, geográficos e interesse. Também é aconselhável criar buyer personas e analisar como funciona a jornada desse consumidor. O importante é personalizar o conteúdo de acordo com as preferências do público-alvo, ok?

 

2. “O conteúdo é rei”

E por falar em conteúdo…

Dizem que a primeira impressão é a que fica.

Criar um conteúdo de qualidade, que realmente seja relevante para o público-alvo, é essencial em todas as etapas do funil, mas principalmente quando buscamos reconhecimento. O objetivo aqui é chamar a atenção do público e fazer com que ele se envolva com a publicação - é assim que conseguimos os tão cobiçados leads.

Depois é só continuar nutrindo até estejam prontos para a conversão. <3

 

3. Fique de olho nos conteúdos com melhor desempenho

Promover o conteúdo de melhor desempenho é uma forma bem eficaz de otimizar o orçamento disponível, principalmente se você se concentrar nas pessoas que já se envolveram com a marca em algum momento.

Lembrando que um público aquecido tem mais probabilidade de se envolver novamente com a marca, o que é muito bom para o desempenho da estratégia criada para o funil.

Se forem pessoas que já visitaram seu site, melhor ainda. Para rastrear o tráfego que você recebeu através de um anúncio no Facebook Ads, não se esqueça de instalar o pixel.

 

4. Remarketing

O remarketing é excelente para ajudar no reconhecimento da marca.  Quando o usuário é exposto repetidamente à sua marca, seguindo uma linha lógica de conteúdo (ou seja, sem esperar que ele converta no primeiro anúncio), a estratégia de Facebook Ads usando o funil de marketing se torna ainda mais eficaz.

 

5. Use públicos semelhantes

Só de saber que o Facebook Ads permite alcançar um público idêntico ao público atual, com basicamente nenhum esforço, já dá uma paz no coração...

O Facebook gera automaticamente o público semelhante quando você fornece uma fonte de público para ele. Então, se você tiver uma lista de leads qualificados, essa é uma boa estratégia para buscar perfis de compra parecidos - o que significa que a jornada também será bem parecida.

 

6. Incentive a compra

Assim que você tiver um público aquecido, é hora de incentivar a compra, direcionando o usuário para a página do produto ou serviço.

Para tornar a oferta mais atrativa, você pode oferecer descontos, utilizando o gatilho da escassez. Essa urgência aliada ao desconto é uma ótima forma de aumentar as vendas, principalmente se você enviar a promoção para aquela pessoa que deixou o produto abandonado no carrinho (oi, sumido!).

 

Conclusão

Se você deseja melhorar a estratégia de Facebook Ads, é essencial trabalhar um funil de marketing. Além de ajudar no planejamento do conteúdo, essa é uma excelente forma de aumentar o reconhecimento da marca e anunciar para pessoas que realmente tenham chance de converter.

 

 

Quer dicas diárias de Estratégia Digital? Siga no Instagram

Seguir no Instagram

Receba ferramentas e insights via email

Faça parte da minha newsletter gratuita e receba dicas exclusivas, meus cursos e insights.

Eu também oideio SPAM e o seu email nunca será repassado para terceiros.