Comunidade SMXP

Facebook Ads: 8 erros de campanha que você precisa evitar

facebook ads

Existem vários motivos que podem impedir a sua campanha de gerar o resultado que você espera; confira os 8 principais erros.

Todo profissional adora falar sobre como o Facebook Ads aumenta o reconhecimento da marca e as vendas. De verdade, é uma das melhores estratégias digitais atualmente.

Porém, os erros de campanha cometidos no Facebook Ads podem custar bem caro - e isso a Globo não mostra, não é mesmo?

Então vamos lá. Se você passou horas configurando a campanha na esperança de receber um mar de leads, mas acabou com pouca ou nenhuma conversão, é bem possível que tenha desperdiçado todo o orçamento por causa de algum erro super simples.Essa não é uma situação exclusiva de quem está começando como gestor de tráfego, mesmo quem já está há anos veiculando campanhas no Facebook Ads, pode acabar cometendo algum equívoco.

Continue a leitura e confira os principais erros que você deve evitar em uma campanha.  Preparado?

 

Erro nº 1: O público-alvo (sempre ele)

O seu anúncio no Facebook Ads está redondo. O criativo é excelente, a copy é “matadora” e o posicionamento do anúncio é perfeito. Não tem o que dar errado, não é?

Aí passa uma semana em veiculação e você não vê o ROAS que esperava.

O problema: se as pessoas não estão clicando no seu anúncio, é bem provável que elas não tenham interesse na mensagem. Infelizmente, você mirou no público errado. :(

Mesmo pequenos erros demográficos (como idade) podem baixar a pontuação de relevância do anúncio. Se isso acontecer, dê uma segunda olhada na segmentação e certifique-se de que ela está de acordo com o público-alvo.

 

Erro nº 2: Não excluir quem já converteu

Ver o número de conversões subindo é uma das melhores sensações de quem trabalha com gestão de tráfego. Mas quer saber qual sensação não é lá muito boa?

Pagar pela mesma coisa duas vezes.

Por isso é super importante excluir quem já converteu da sua segmentação. Além de evitar o desperdício de orçamento, você também impede que o usuário fique irritado com a frequência que o anúncio aparece na timeline. Sério, não queremos que ele clique em “anúncio irrelevante”, isso pode passar uma mensagem ruim para o algoritmo.

Uma exceção é se você está começando uma campanha e quer validação social. Nesse caso, acredito que vale a pena incluir clientes na segmentação ;)

 

Erro nº 3: Não chamar a atenção

Trago verdades: os períodos de atenção nas redes sociais estão ficando cada vez menores.

Quase sempre, nós passamos os olhos pelos anúncios do Facebook Ads sem prestar atenção na mensagem, até que algum gatilho nos faça parar por 1 segundo. Se nesse segundo o anúncio não der um “clique” na nossa mente, voltaremos ao ritual de ficar deslizando entre as imagens e vídeos.

Por isso precisamos CHAMAR A ATENÇÃO.

De acordo com a lenda da publicidade David Ogilvy, primeiro as pessoas olham para a imagem e em seguida para o título. Tudo bem que não precisa ser uma lenda para descobrir isso, mas você entende onde quero chegar, não é?

Um CTA claro e conciso é fundamental para informar ao público-alvo sobre a oferta e ajudar o usuário a tomar decisões mais rápidas.

 

Erro nº 4: A escolha do posicionamento

Mesmo que o seu público esteja em peso no Instagram, não significa que a conversão aconteça neste canal. Às vezes o Facebook é muito mais eficiente e barato, mas só saberemos depois do bom e velho teste A/B.

A melhor maneira de descobrir quais posicionamentos resultam no maior retorno do investimento é aparecer em “todos os lugares”, pelo menos no início, e aproveitar as ferramentas do Facebook que permitem personalizar o layout dos anúncios a cada veiculação. Isso garante que os criativos tenham uma boa aparência, independentemente de onde apareçam, e permitirá que você tome uma decisão baseada em dados sobre quais veiculações manter e quais evitar.

 

Erro nº 5: Veiculação 24/7

A maioria dos anúncios no Facebook Ads não é relevante para o público 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além de tornar a mensagem cansativa para as pessoas, há chances de que você esteja gastando o orçamento em horas de baixo tráfego com menos conversões.

Mantenha a frequência dos anúncios sob controle com uma programação personalizada, escolhendo dias e horários específicos, de acordo com o objetivo e hábitos do seu público-alvo. Aproveite para conferir os insights que as próprias plataformas oferecem sobre os horários mais eficientes para a sua estratégia.

 

Erro nº 6: Pouco tempo de otimização

Um erro bastante comum é esperar que a campanha forneça ótimos resultados nas primeiras horas de veiculação.

O maior problema é que após esperar por - incríveis - duas ou três horas sem resultados, muitas pessoas acabam achando que a campanha tem alguma configuração errada e correm para alterar.

O que acontece é que o Facebook Ads precisa de pelo menos 24 horas para otimizar a campanha, antes disso, a plataforma não tem o tempo de otimização necessário para coletar dados suficientes para entregar a mensagem da forma mais estável possível. Para obter esses dados, é preciso mostrar anúncios a diferentes tipos de pessoas para saber quem tem maior probabilidade realizar uma conversão. É a famosa “fase de aprendizagem”.

Por precaução, é melhor esperar umas 48 horas antes de fazer alterações, combinado?

 

Erro nº 7: Testar muitas coisas ao mesmo tempo

Muitos testes “sem foco” podem dificultar o rastreamento dos resultados, até mesmo os bem-sucedidos. Você terá resultados mais conclusivos para o teste se os seus conjuntos de anúncios forem idênticos, exceto pela variável que estiver testando (por exemplo, públicos diferentes e o mesmo criativo ou criativos diferentes e o mesmo público).

Porém, se você estiver testando mais de duas variações, seja um pouco mais paciente antes de começar a analisar o resultado. Você vai precisar de ainda mais impressões de anúncios e conversões para determinar a opção vencedora.

 

Erro nº 8: Ignorar a atualização do iOS 14

Algum de seus clientes usa iPhone?

Sim ou com certeza?

O lançamento do iOS 14 afeitou a capacidade de rastrear eventos de conversão no Gerenciador de Anúncios, uma vez que a atualização deu aos usuários a opção de desativar o rastreamento.

Segundo a Apple:

A privacidade é um direito humano fundamental e está no centro de tudo o que fazemos. É por isso que, com o iOS 14, oferecemos a você mais controle sobre os dados que você compartilha e mais transparência sobre como eles são usados. A partir do início de 2021, receberá um aviso quando um aplicativo quiser rastreá-lo em aplicativos ou sites de outras empresas para publicidade, ou deseja compartilhar suas informações com corretores de dados. Em seguida, decida se você dará permissão.

Como resposta, o Facebook sugere o uso de Medição de Evento Agregado para eventos da web de dispositivos iOS 14 para medir o desempenho da campanha. Para fazer isso, atualize para o SDK do Facebook para iOS 14 versão 8.1 a partir do Gerenciador de eventos.

  • Clique aqui para conferir as medidas para atualizar a configuração e o gerenciamento de eventos do aplicativo de acordo com essas alterações.

 

Dica extra

Para finalizar, aqui vai um erro simples, mas que você precisa evitar a todo custo:

NÃO SEJA UM APERTADOR DE BOTÃO.

Para levar os seus anúncios ao próximo nível, é necessário ir além do básico e focar nas camadas de negócios, considerando as pessoas como os pilares. Quer saber mais? Então conheça o Treinamento Ads Avançado.

 

 

Quer dicas diárias de Estratégia Digital? Siga no Instagram

Seguir no Instagram

Receba ferramentas e insights via email

Faça parte da minha newsletter gratuita e receba dicas exclusivas, meus cursos e insights.

Eu também oideio SPAM e o seu email nunca será repassado para terceiros.