Comunidade SMXP

Facebook Ads: como escolher o melhor objetivo de campanha

facebook ads objetivo de campanha

Você já se perguntou se está usando o objetivo de campanha errado? O se um objetivo de anúncio diferente poderia fornecer melhores resultados? Então este artigo é para você!

Selecionar um objetivo de campanha é o primeiro passo que você dá ao configurar anúncios. E, verdade seja dita, começar com esse desafio sempre traz uma certa confusão, até para quem já está em um nível avançado no Facebook Ads.

A pressão é ainda maior quando lembramos que selecionar o objetivo de campanha incorreto pode fazer com que o Facebook exiba seus anúncios para o público errado na hora errada - o que seria um baita desperdício de orçamento.

Então, se você alguma vez já ficou em dúvida sobre qual deles traria o melhor ROAs, saiba que dedicar um tempo para entender os objetivos dos anúncios, bem como as etapas do funil de vendas, pode ajudá-lo a obter resultados melhores e mais direcionados.

Continue a leitura e descubra como escolher o melhor objetivo de campanha! :)

 

O que são os objetivos de campanha do Facebook Ads?

Objetivo de campanha é o que você quer que as pessoas façam quando virem os seus anúncios.

Os usuários do Facebook estão constantemente fornecendo informações sobre seus comportamentos, interesses e ações. Quando você escolhe um objetivo, o Facebook analisa essas informações e exibe os anúncios para as pessoas com maior probabilidade de realizar a ação que você deseja. Se você escolher o objetivo Tráfego, por exemplo, os anúncios serão exibidos para aqueles usuários (dentro da segmentação escolhida) que adoram clicar em todos os links.

O Facebook divide os objetivos em três categorias (qualquer semelhança com o funil de vendas é mera coincidência rs). Você vai começar escolhendo aquela que melhor funciona com a fase em que as pessoas estão no seu funil.

  • Reconhecimento: objetivos de topo de funil que geram interesse em seu produto ou serviço. Para aumentar o reconhecimento da marca, você precisa dizer às pessoas qual é o diferencial da sua empresa.
  • Consideração: objetivos de meio de funil que levam as pessoas a pensar na sua empresa e a buscar mais informações.
  • Conversões: objetivos de fundo de funil que incentivam as pessoas a adquirirem o seu produto ou serviço.

Assista ao vídeo e descubra quais são os 2 principais critérios que você precisa utilizar para escolher o melhor objetivo para Facebook Ads.

 

Como escolher o melhor objetivo de campanha

Um dos maiores erros que pode acontecer em uma estratégia digital é escolher um objetivo de campanha que não corresponde aos resultados que você deseja alcançar. Para escolher o melhor objetivo de campanha, antes é preciso entender quais são os tipos de objetivo disponíveis e para que serve cada um.

 

Objetivos de Reconhecimento

Se você deseja gerar interesse ou expandir seu público, pode escolher entre dois objetivos:

1. Reconhecimento da marca

Este objetivo de campanha é ideal quando você precisa despertar o interesse de um novo público ou ficar na mente dos clientes atuais. Use para apresentar sua marca a um público mais amplo ou aumentar o reconhecimento.

Importante: esse tipo de anúncio não gera tráfego ou conversão, as pessoas (ainda) não estão prontas para realizar esse tipo de ação aqui.

2. Alcance

Escolha o Alcance se você deseja veicular seus anúncios para o máximo de pessoas possível, mas não se esqueça de ajustar as configurações de frequência para não deixar o usuário ~de saco cheio~, ok?

A não ser que a marca seja nova no mercado, aí é bem provável que você precise aparecer com mais frequência para fixar a mensagem na mente dos clientes.

 

Objetivos de Consideração

Ideal para quando queremos que o público conheça melhor a marca e passe a considerar as ofertas. Aqui você conta com seis objetivos de campanha disponíveis:

1. Tráfego

Use o objetivo Tráfego quando você quiser que o público-alvo vá para uma página fora da plataforma. O Facebook Ads mostrará seu anúncio para as pessoas com maior probabilidade de clicar no link, com base em seus comportamentos anteriores.

Dica: se você tiver o Pixel do Facebook instalado em seu site ou aplicativo, poderá rastrear a atividade do cliente e usar em campanhas de remarketing. <3

2. Engajamento

Use o objetivo Engajamento quando quiser que mais pessoas interajam com seu anúncio, o que é ótimo para gerar prova social. Além disso, esse objetivo também ajuda a construir públicos de engajamento e você pode usá-los futuramente nas campanhas de remarketing. Ó o funil agindo aqui!

3. Instalações de aplicativos

Escolha este objetivo se você tiver um aplicativo e quiser enviar clientes para a Apple Store ou Google Play Store. Para ter melhores resultados, você precisará registrar seu aplicativo no Facebook e implementar o SDK, que permite rastrear os dados de evento de seu aplicativo no Ads Manager.

4. Visualizações de vídeo

Esse tipo de objetivo pode ajudá-lo a construir confiança e reconhecimento com um público frio, além de servir para criar públicos de remarketing com base no tempo que as pessoas assistiram ao seu vídeo para levá-los à próxima etapa do funil.

Importante: o vídeo precisa captar a atenção do público e transmitir a mensagem principal já no início. Se o seu vídeo incluir áudio, não se esqueça de adicionar legendas!

5. Geração de cadastros

Use este objetivo de campanha quando quiser coletar dados de clientes no Facebook sem direcionar o tráfego para seu site.

Os anúncios do Facebook Lead Ads permitem que você capture informações como nomes, endereços de e-mail e WhatsApp. Muitos desses dados já estão armazenados no Facebook o que simplifica o processo preenchendo automaticamente as informações dos usuários.

6. Mensagens

Se você deseja iniciar conversas com pessoas no Messenger, Direct do Instagram ou WhatsApp Business, escolha o objetivo da campanha Mensagens. O Facebook Ads mostrará seus anúncios para as pessoas com maior probabilidade de enviar mensagens com base em seu histórico.

 

Objetivos de Conversão

Antes de começar esse tópico, é bom explicar que os objetivos de conversão geralmente possuem custos mais altos para impressões e cliques em links. No entanto, esse custo pode acabar diminuindo, pois seus anúncios serão exibidos para a parte do público com maior probabilidade de realizar uma ação - então até que vale a pena, não é?

Portanto, se o seu objetivo de campanha envolve fazer com que o público compre algum produto/serviço ou visite o estabelecimento, você pode escolher entre os três objetivos abaixo:

1. Conversões

Use o objetivo de conversões sempre que quiser que o seu público realize uma ação específica na página de destino.

Para este objetivo, você precisará:

  • Instalar o pixel do Facebook no site;
  • Instalar a API de conversões no site;
  • Verificar o domínio do site;
  • Configurar seus eventos no Gerenciador de eventos.

Importante: o algoritmo do Facebook pode ter dificuldade para veicular o anúncio se você não gerar números suficientes de conversões. Se seu site ou aplicativo não atingir o mínimo, considere um objetivo de tráfego.

2. Vendas do catálogo

Se você possui uma loja online, poderá criar um catálogo de produtos e usar este objetivo de campanha para mostrá-los ao seu público-alvo.

Essa é uma boa escolha se você tem um grande número de produtos e deseja mostrar itens a clientes em potencial com base nas interações anteriores com a empresa.

Dica: forneça opções de conjunto de produtos e deixe o algoritmo combiná-los para veicular os melhores anúncios possíveis.

3. Tráfego para o estabelecimento

Use este objetivo, principalmente, se você tiver várias lojas físicas e deseja aumentar o número de visitas. O Facebook Ads vai mostrar anúncios para quem estiver nas proximidades.

Dica: se você tiver apenas uma loja, considere usar o objetivo Alcance.

 

Conclusão

Se você ainda ficar em dúvida entre dois objetivos de campanha, não hesite em tentar ambos e comparar os resultados. Crie duas campanhas idênticas e deixe-as em execução por uma semana. Então, identifique qual teve o melhor desempenho e deixe apenas essa em veiculação.

E se você quiser levar os seus anúncios para o próximo nível, já sabe, né?

 

 

Quer dicas diárias de Estratégia Digital? Siga no Instagram

Seguir no Instagram

Receba ferramentas e insights via email

Faça parte da minha newsletter gratuita e receba dicas exclusivas, meus cursos e insights.

Eu também oideio SPAM e o seu email nunca será repassado para terceiros.