Comunidade SMXP

Tráfego ou Conversão: qual objetivo utilizar na campanha de Facebook Ads?

facebook ads objetivo de campanha

Objetivos tão parecidos, mas ao mesmo tempo tão diferentes... Você sabe quando e como usá-los?

Um anúncio de tráfego e outro de conversão, os dois a 80 km/h… quem ganha?

A resposta sempre será: DEPENDE.

Nós sabemos que esses dois objetivos são os mais “requisitados” e, lá no fundo, parecem muito semelhantes. Porém, mesmo que os dois direcionem as pessoas à uma página fora da rede social, os resultados podem variar muito.

Isso acontece porque o objetivo de campanha que você escolhe tem um impacto ENORME nos resultados finais, já que o algoritmo do Facebook se concentrará em exibir o anúncios para as pessoas que terão maior probabilidade de realizar as ações que você definiu lá na configuração da campanha.

Então, se você está em dúvida entre o tráfego ou conversão, continue a leitura e descubra qual objetivo utilizar na campanha de Facebook Ads.

 

Tráfego ou conversão?

Se você não está certo sobre qual objetivo trará o melhor resultado para a sua campanha, a melhor resposta que eu posso te dar é: faça um teste A/B.

Mas tudo bem. Eu sei que não é todo cliente que está disposto a liberar um valor a mais no orçamento para descobrir qual objetivo é o mais indicado, por isso é extremamente importante entender como funciona cada um e quando usar cada opção na sua estratégia digital.

De modo geral, o tráfego tem como objetivo levar o usuário para uma página fora da rede social onde ele tem acesso a mais informações sobre o produto ou serviço. Já o resultado da conversão pode variar conforme os objetivos da empresa: geração de leads, vendas, etc.

Mesmo que a conversão se encaixe muito bem para a divulgação de produtos específicos, em alguns momentos o tráfego pode ser a melhor saída.

Inclusive, mostrei algumas particularidades desses dois objetivo no vídeo abaixo. Vale ver como funciona na prática antes de continuar a leitura! 👀

 

Escolha o objetivo de conversão se...

Os anúncios de conversão direcionam as pessoas para um site, mas geralmente em números menores que os de tráfego - o que não é estranho, já que o objetivo principal deles é incentivar os usuários a realizarem alguma ação específica na página de destino. Só isso já deixa o nosso público bem seleto. 100% fundo de funil.

Portanto, quando você escolhe o objetivo de conversão, o Facebook exibe seus anúncios para as pessoas com maior probabilidade de realizar a ação de evento escolhida. Essas ações também são configuradas no Gerenciador de eventos e permitem que você anexe um código específico às páginas - de acordo com o tipo de negócio. É algo como um alarme que dispara sempre que alguém clica em ‘Compre agora’ ou ‘Fale conosco’.

Mas como nem tudo são flores, existe a chance das campanhas de conversão não entregarem os anúncios e o motivo disso acontecer é bem simples (e triste): o evento de conversão escolhido não gerou o número mínimo de ocorrências para fornecer uma otimização adequada ao algoritmo do Facebook.

Basicamente, ele ainda não tem informações suficientes para entender o comportamento do usuário e ao invés de gerar conversões, fica batendo a cabeça, sem saber que direção ir.

Mas fique tranquilo, neste caso, o objetivo de tráfego pode ser a solução.

 

Escolha o objetivo de tráfego se...

Bom, os anúncios de tráfego, como o próprio nome diz, têm o objetivo de fornecer mais tráfego ao seu site. Sendo assim, se você escolher esse objetivo de campanha, o Facebook mostrará seus anúncios para as pessoas que costumam clicar nos links para sair da plataforma.

Lembrando que você precisa do pixel configurado para exibir os anúncios de conversão (para o tráfego não é obrigatório, mas eu recomendo fortemente!!). Porém, se esse pixel for muito recente, é bem provável que ele não tenha reunido dados suficientes para conseguir “converter” os usuários, conforme eu mencionei há pouco. Por isso, o objetivo de tráfego é perfeito para esse início, quando ainda não há o número suficiente de eventos de conversão.

A campanha de tráfego não exige nenhuma ação para otimizar. E como o objetivo principal é conseguir o melhor custo por visualização da página possível, a estratégia aqui será aumentar a quantidade de cliques, o que eventualmente resultará em um aumento de eventos de conversão.

 

Conclusão

De modo geral, se você está começando nesse mundo de anúncios, tem um pixel recém-instalado ou um baixo número de conversões, o ideal é começar com o objetivo de tráfego, e só depois usar a campanha de conversão.Mas o ideal, ideal mesmo… é se inscrever no meu canal no YouTube para conferir mais dicas e curiosidades sobre as campanhas no Facebook Ads. Bora lá?

 

 

Quer dicas diárias de Estratégia Digital? Siga no Instagram

Seguir no Instagram

Receba ferramentas e insights via email

Faça parte da minha newsletter gratuita e receba dicas exclusivas, meus cursos e insights.

Eu também oideio SPAM e o seu email nunca será repassado para terceiros.