Comunidade SMXP

Tudo o que você precisa saber sobre o Facebook Lead Ads

facebook ads lead ads

Saiba o que é o Lead Ads e as vantagens de usar a ferramenta na sua estratégia digital

Não é segredo que o Facebook tem uma das maiorias audiências no meio digital. Sério… são 2,9 bilhões de usuários ativos mensalmente! E para completar, a rede social ainda tem uma das plataformas mais completas para anunciar online.

Ou seja: temos um mar de leads e temos também a ferramenta perfeita para alcançá-los. É por isso que o Lead Ads do Facebook é tão eficaz nas estratégias de marketing digital - e a melhor parte é que não precisamos de um super departamento de marketing para conseguir esses dados, os anúncios são capazes de trazer informações valiosas de maneira bem prática e econômica.

Para aproveitar todo o potencial que o Facebook Lead Ads possui, separei algumas informações que você precisa saber antes de montar uma campanha de sucesso.

 

Como funciona o Facebook Lead Ads?

O Facebook Lead Ads é uma ferramenta projetada especificamente para coletar leads a um preço mais baixo, permitindo que você consiga informações de clientes em potencial através dos anúncios.

Esses anúncios de leads levam o usuário a um formulário instantâneo onde é possível coletar informações de contato, como nome, e-mail e WhatsApp. Também existe a opção de incluir perguntas personalizadas para ajudar a classificar esses possíveis clientes de acordo com o seu nicho e objetivo.

Depois que as pessoas enviarem o formulário, é possível baixar os dados diretamente no Gerenciador de Anúncios, no Facebook Business Suite ou através de um sistema de CRM integrado à plataforma. Como resultado, você ganha uma lista valiosa de leads qualificados. <3

 

Por que usar o Facebook Lead Ads?

Antigamente, a conversão consistia em algumas etapas: primeiro redirecionando o usuário da rede social para a página de destino; e depois esperando que a chamada para ação da página (que precisa convencer de que a oferta é realmente irrecusável) o fizesse fornecer seus dados pessoais.

Em muitos casos, essa conversão não acontecia justamente pelo fato dos usuários não estarem dispostos a trocar de plataforma e compartilhar informações em um ambiente externo “não confiável”.

Com o Facebook Lead Ads, esse problema desaparece, pois quando o usuário clicar nos anúncios, aparecerá uma janela pop-up dentro da própria rede social com os dados do usuário já preenchidos, reduzindo a taxa de desistência.

 

Vantagens do Facebook Lead Ads

Aqui vão mais algumas razões que fazem do Lead Ads, um dos queridinhos de quem anuncia no Facebook:

1.  O Facebook possui uma audiência extremamente ampla e com alto poder de conversão (lembra que mencionei 2,9 bilhões, não é?).

2. Não há necessidade de criar landing pages para os anúncios, e a gente sabe que em muitos casos, isso é de grande ajuda!

3. Ele foi projetado para facilitar o alcance do público-alvo, por meio das ferramentas de seleção e otimização de público disponíveis nos anúncios de leads. Com isso, você pode mostrar seus anúncios a usuários com alta probabilidade de conversão.

4. Os anúncios de leads do Facebook possuem um custo por lead consideravelmente mais baixo.

5. Criar um anúncio e gerenciar os leads é bem intuitivo e rápido, o que significa muito mais economia de tempo.

6. O formulário é totalmente responsivo o que facilita muito as conversões mobile, onde a digitação é menos amigável, impactando também na taxa de desistência.

7. Eles podem se conectar diretamente com o seu CRM, assim você consegue centralizar todos os dados onde precisa.

A verdade é que o Facebook Lead Ads é um dos formatos mais incríveis e fáceis de usar. E como você mesmo acabou de ler, existem diversos benefícios por trás dele, é por isso que eu também separei um tempinho para falar sobre o assunto em vídeo. Acho que você vai gostar!

 

Aproveite ao máximo o potencial do Facebook Lead Ads

1. Atenção ao público-alvo

Seu público-alvo deve estar alinhado com os objetivos do anúncio principal. Se você quiser expandir a base de clientes, por exemplo, poderá usar um público semelhante. Mas se o objetivo é incentivar os clientes a visitarem o estabelecimento, poderá selecionar “pessoas perto de você”.

2. Analise os resultados regularmente

Monitore o desempenho dos anúncios e como o público está respondendo a eles, assim você poderá ajustar sua campanha antes de desperdiçar o orçamento com práticas que não trazem resultado. Isso é ainda mais importante se você estiver utilizando uma microverba.

3. Deixe a campanha de retargeting engatilhada

O retargeting usa pixels de rastreamento para seguir os leads por onde forem (stalker?), mostrando a eles anúncios relevantes que ajudam a dar mais exposição à marca. Esse público é o que está mais próximo de converter, por isso merece um tratamento (conteúdo) especial.

Seja claro sobre a oferta

É muito importante que as pessoas entendam a proposta do anúncio e saibam no que estão se inscrevendo. O Facebook recomenda que você inclua essas informações na copy e na introdução do formulário. Além disso, não se esqueça de adicionar a marca ao longo da publicação e escolha imagens ou vídeos que deixem claro qual é a mensagem.

Faça as perguntas certas

Se as perguntas fornecidas pelo Facebook não forem suficientes, você pode criar perguntas personalizadas, incluindo de múltipla escolha e condicionais, que mudam com base em como a pergunta anterior foi respondida.

Mantenha seu formulário simples

Quanto mais fácil for o preenchimento do formulário, maior será a taxa de conversão. De acordo com o Facebook, a cada pergunta que você adiciona, a chance de alguém abandonar o formulário aumenta. Peça apenas as informações mais relevantes. Se o seu formulário incluir perguntas de múltipla escolha, limite o número de opções entre três e quatro.

 

4. Teste seus anúncios

Com o tempo você vai compreender o que funciona melhor para seu público. É por isso que testar, analisar e otimizar seus anúncios é fundamental para conseguir leads qualificados. Os melhores anúncios de lead geralmente são o resultado de testes A/B e otimizações. Considere veicular dois anúncios de leads com imagens ou CTAs diferentes. Ou tente exibir anúncios de leads com diferentes campos no formulário para medir as taxas de conversão.

Que aprofundar ainda mais o seu conhecimento? Confira essas dicas sobre como escolher o público certo para a sua estratégia.

Quer dicas diárias de Estratégia Digital? Siga no Instagram

Seguir no Instagram

Receba ferramentas e insights via email

Faça parte da minha newsletter gratuita e receba dicas exclusivas, meus cursos e insights.

Eu também oideio SPAM e o seu email nunca será repassado para terceiros.