Hoje você vai descobrir as particularidades de cada posicionamento de anúncio para trabalhar melhor a sua estratégia digital

Você já deve ter notado que o Facebook oferece uma gama de opções de posicionamento de anúncio, não é? Pergunto isso, pois é muito comum selecionar a opção de posicionamentos automáticos e, muitas vezes, esquecemos de dar atenção aos canais disponíveis de forma única.

Então, mesmo que seja tentador deixar que a própria rede social decida qual o posicionamento mais efetivo (aquele que oferece menor CPC e alcança o público-alvo mais relevante em cada canal), muitas estratégias digitais podem pedir que a escolha seja feita de forma manual.

O que são Posicionamentos de Anúncio e qual a sua importância?

Posicionamentos são os locais onde você pode veicular os anúncios criados no Gerenciador. Dependendo do objetivo de campanha, eles podem aparecer no Facebook, no Instagram, no Messenger e no Audience Network. Ou seja, se você escolher Instalações de aplicativos móveis como objetivo, por exemplo, os anúncios serão exibidos no feed de notícias para celular e no Instagram, mas não no feed de notícias para desktop ou na coluna direita do Facebook.

Normalmente, o Facebook indica selecionar a opção de Posicionamentos Automáticos, porém, se você estudar quais canais de anúncio geram os melhores resultados (e quais não), é possível otimizar os gastos colocando o orçamento onde realmente importa.

Por exemplo, se você descobrir que os cliques do Audience Network têm uma alta taxa de rejeição, é bem possível que eles sejam acidentais (e isso é bem comum). Para ter melhores resultados, desmarque essa opção daqui para frente.

Quais são os Posicionamentos de Anúncio do Facebook?

Antes de escolher onde os anúncios irão aparecer, é muito importante entender melhor sobre os diferentes posicionamentos e os objetivos de cada um. Confira:

Feeds

Feed de notícias do Facebook

Neste caso, os anúncios aparecem no feed do desktop e/ou mobile, depende da sua escolha e objetivo. A vantagem é que os anúncios de feed têm uma taxa de cliques mais alta e um custo por conversão mais baixo do que os anúncios da Coluna da Direita. Ideais para atrair pessoas que ainda não conhecem a marca.

Entretanto, os usuários de desktop tendem a realizar as conversões com mais frequência do que os usuários de celular, mas o custo por conversão (CPCs) tende a ser menor para anúncios do Feed de notícias mobile do que para anúncios de desktop (loucura, né).

Feeds de vídeo do Facebook

Seus anúncios de vídeo podem aparecer entre os vídeos orgânicos publicados no Facebook Watch e no Feed de Notícias do Facebook - e como nós sabemos, o vídeo é um ótimo formato para divulgar o produto ou serviço. A vantagem é que quando o seu anúncio aparece nestes posicionamentos, você alcança usuários que já estão com vontade de assistir a vídeos e, provavelmente, com o som ligado.

Facebook Marketplace

As pessoas podem ver seu anúncio ao usarem o aplicativo do Facebook para comprar no Marketplace. O anúncio aparecerá junto com outros produtos e serviços relevantes, assim, os clientes interessados na empresa poderão clicar no site ou no aplicativo e ver mais detalhes e informações.

A maior vantagem é que este canal é direcionado a usuários com intenção de compra, então a chance de conversão é muito maior. E como a maioria dos produtos ofertados é comprada e vendida localmente, este é um ótimo posicionamento para escolher se você deseja divulgar serviços locais e empresas físicas.

Entretanto, o Facebook Marketplace ~ainda~ não possui tantos usuários interessados quanto outros concorrentes (oi, Amazon!), o que pode significar menos impressões.

Coluna da direita do Facebook

Acho que o nome já entregou esse posicionamento, não é?

Como esperado, os anúncios serão exibidos na coluna direita do feed de notícias do Facebook, porém, apenas na versão desktop. Eles tendem a ter uma taxa de cliques mais baixa e, ao contrário de outros posicionamentos, aqui não conseguimos usar botões com CTAs.

Aí você me pergunta: por que eu deveria usar a coluna da direita?

Esses anúncios, geralmente, têm o menor custo por clique de todas as veiculações. Além disso, eles ficam fixos na parte superior da tela e aparecem constantemente enquanto os usuários rolam o feed, por isso, são bastante eficazes em campanhas de remarketing quando usados em conjunto com anúncios de feed de notícias para desktop.

Caixa de entrada do Messenger

Usando o objetivo de mensagens, você pode veicular anúncios que iniciem ou retomem conversas com pessoas no Messenger.

Aqui os anúncios parecem mensagens normais que podem ser direcionadas para usuários que já iniciaram alguma conversa e estão interessados na marca. É possível enviar mensagens promocionais a qualquer momento, mesmo depois de 24 horas que um usuário engajou com o chatbot.

Feed do Instagram

Os anúncios aparecem apenas no feed em versão mobile, quando os usuários estiverem acessando pelo aplicativo do Instagram.

A melhor estratégia é criar anúncios que não atinjam o público-alvo de maneira invasiva, jogando na cara que é uma promoção, sabe? O ideal é que os anúncios pareçam postagens normais, com a diferença de que eles incluem um botão de CTA. Dessa maneira, você consegue os melhores resultados em termos de custo, ROI e engajamento - as taxas médias de engajamento das marcas são 10 vezes mais altas no Instagram do que no Facebook.

Um ponto fraco é que o feed do Instagram oferece menos recursos do que o Facebook, mas dependendo do seu objetivo, isso não será um empecilho.

Explorar do Instagram

Quando alguém clica em uma postagem na seção explorar, são mostradas postagens semelhantes. Ou seja, quando você selecionar este posicionamento para o seu anúncio, ele será mostrado como uma dessas postagens semelhantes e isso é ótimo, afinal, muitas pessoas usam o Explorar para descobrir novas contas e marcas!

Stories

Stories do Facebook

Nos Stories você pode alcançar o seu público em um ambiente imersivo em tela cheia. Esse posicionamento ainda resulta em altas taxas de engajamento inicial e é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca.

Stories do Instagram

Você pode usar os Stories do Instagram com todas as dimensões de criativo disponíveis, além do formato carrossel que possibilita mostrar mais de uma foto ou vídeo. A vantagem é que os stories são uma forma super eficaz de impactar as pessoas que já acompanham a marca no Facebook ou Instagram. Junte o interesse existente com aquela copy matadora e um botão de CTA que é sucesso!

Stories do Messenger

Seus anúncios também podem aparecer nos Stories das pessoas no Messenger. Porém, não fica disponível como um posicionamento autônomo, uma vez que você também precisa selecionar os Stories do Instagram ou Feed do Facebook, mas tudo bem. Até hoje não conheci ninguém que quisesse anunciar usando apenas este posicionamento.

In-stream

Vídeos In-Stream do Facebook

Esses anúncios são apenas para celular e aparecem dentro ou entre vídeos normais. Eles oferecem um custo por impressão mais baixo e são excelentes para atrair pessoas que ainda não conhecem marca.

Instagram Reels

Recentemente, o Facebook lançou a opção de anúncio no Instagram Reels e fiz um conteúdo inteirinho dedicado ao tema aqui no Blog. Clique aqui para conferir!

Resultados de pesquisa do Facebook

Este posicionamento coloca seu anúncio próximo aos resultados de pesquisa mais relevantes do Facebook, incluindo o Marketplace. Os formatos incluem vídeos, fotos, coleções ou carrosséis e ficam visíveis para os usuários que já têm algum interesse no produto ou serviço que você está anunciando.

Ele está disponível apenas no aplicativo do Facebook e também não é independente - você precisa rodar um anúncio no feed de notícias do Facebook em conjunto.

Instant Articles do Facebook

Os "artigos instantâneos" são apresentados em um formato maior e exclusivo para dispositivos móveis (uma página da web inteira), apresentando artigos de carregamento rápido com imagens e vídeo sem a necessidade de levar os usuários a um site ou aplicativo externo. Eles também permitem que mídias como vídeos, tweets e imagens do YouTube sejam incorporados, fornecendo uma experiência imersiva em tela cheia que dá ao usuário a opção de interagir com curtidas, comentários e outras emoções disponíveis.

Aplicativos

Seus anúncios aparecem em aplicativos externos, levando o alcance além do Facebook e permitindo que a marca se conecte com o público por meio de anúncios em aplicativos móveis, sites, artigos instantâneos e vídeos. Esses canais oferecem baixo custo por clique (CPC), custo por lead (CPL) e custo por mil impressões (CPM) em relação a outros canais.

Importante: cada um desses posicionamentos possui requisitos diferentes para o tamanho da imagem ou vídeo, então não se esqueça de desdobrar os seus criativos, combinado?

Compartilhe este conteúdo