Se você também sofre quando vê o status “não está em veiculação”, não se desespere. Existem alguns motivos para isso acontecer e a solução, na maioria das vezes, é muito simples.
Chato quando a gente publica um anúncio e o alcance não é aquilo tudo que estamos esperando, não é? Mas quando dizem que ‘pode piorar’, não duvide.
Status: Não está em veiculação 🤡
Mesmo depois de todo esforço para criar o anúncio perfeito (e encontrar o público certo para vê-lo), poderão ocorrer alguns problemas que impedem a veiculação. Para descobrir se esse é o seu caso, basta verificar o status da campanha, conjunto de anúncios ou anúncio, na coluna Veiculação no Gerenciador de Anúncios.
O status "Não está em veiculação" pode aparecer por vários motivos, e a maioria deles requer ajustes extremamente simples. Para te ajudar, listei abaixo os 8 motivos mais comuns e como corrigi-los.
Veja se o seu anúncio se encaixa em algum deles e aproveite o momento para aprimorar a sua próxima estratégia digital. Afinal, há males que vêm para o bem.
Por que o Facebook não está entregando o meu anúncio?
Quando o Facebook “não entrega” o anúncio, significa que a sua mensagem, por algum motivo, não está sendo exibida para o público-alvo. Isso pode acontecer com anúncios antigos, que já veicularam em algum momento. Ou seja, ninguém escapa!
Mas independente do motivo, seja forte e não abandone a campanha. Ao invés disso, confira os motivos mais comuns e veja como corrigi-los:
Motivo #1: Seu anúncio foi reprovado
Se o seu anúncio foi reprovado, provavelmente ele não atende às políticas de publicidade do Facebook - e esse é um problema bastante comum, já que a plataforma está cada vez mais rigorosa.
Se esse for o seu caso, não se preocupe, além de verificar no status do anúncio, você também receberá um e-mail de notificação com o motivo da reprovação, que pode ser:
- Violação dos Padrões da Comunidade
- Produtos ou serviços ilegais
- Práticas discriminatórias
- Tabaco e produtos relacionados
- Substâncias perigosas
- Produtos ou serviços para público adulto
- Conteúdo sensacionalista
- Funcionalidade inexistente
Esses são apenas alguns exemplos, a lista é GIGANTE. Inclusive, sugiro que você faça um café e leia, com bastante calma, a Política de Privacidade do Facebook.
Para solucionar o problema:
- Edite o anúncio ou crie um novo que seja compatível - Salve suas alterações e reenvie o anúncio para revisão.
- Conteste a decisão - Se você acredita que o anúncio não deveria ter sido reprovado, solicite uma análise da decisão em ‘Qualidade da Conta’.
Motivo #2: Você atingiu o limite de gastos
O limite de gastos da conta é o limite geral de gastos que você define para toda a conta de anúncios. Assim que o limite for atingido, o Facebook deixará de exibir os anúncios.
E às vezes a gente esquece de redefinir o valor mesmo, super normal. Mas fique tranquilo, pois isso é bem fácil de corrigir:
No Gerenciador de anúncios, vá até a seção "Métodos de cobrança e pagamento". Lá você encontrará a informação com o limite de gastos da conta. Basta alterar, remover ou redefinir esse limite que o anúncio será veiculado novamente.
ps: Já ouvi casos em que a pessoa gastou todo o orçamento do mês em apenas um dia, pois esqueceu de trocar para a opção “vitalício” na configuração da campanha. Por isso, é sempre bom ter uma atenção redobrada.
Motivo #3: Seu público é restrito demais
Apesar da segmentação de público existir apenas, e unicamente, para o bem da nossa verba, quando restringimos o anúncio a um público-alvo extremamente pequeno, ele não atingirá o número mínimo de usuários necessários (precisamos de pelo menos 1.000).
Para corrigir esse problema, você precisará expandir o público-alvo. Aqui vão algumas dicas:
- Adicione mais comportamentos ou interesses.
- Permita que o Pixel do Facebook colete mais dados antes de lançar campanhas de remarketing.
- Reconsidere as restrições geográficas.
- Use o Lookalike Audiences para permitir que o Facebook use um público de origem (visitantes do site, lista de e-mail, etc.) para encontrar clientes em potencial semelhantes com base em dados demográficos e interesses.
- Adicione mais usuários à sua lista de clientes.
Motivo #4: seus anúncios têm baixa relevância
Se as pessoas estão nas redes sociais, é porque elas querem ver publicações interessantes, divertidas, úteis, etc, etc. Enfim, querem se envolver de alguma forma. Então, se os anúncios estão recebendo pouco ou nenhum engajamento, o Facebook vai entender que ele não é relevante e vai diminuir a frequência com que é exibido.
Antes de chegar à decisão de não entregar o seu anúncio, a plataforma avalia três fatores de classificação:
Classificação de qualidade: compara a percepção de qualidade do seu anúncio com outros anúncios que estão concorrendo pelo mesmo público, a qualidade do anúncio é mensurada por meio de vários sinais, como feedback de pessoas que visualizam ou ocultam o anúncio e as avaliações de atributos de baixa qualidade no anúncio, como informações omitidas propositalmente, linguagem sensacionalista e isca de engajamento.
Classificação da taxa de engajamento: demonstra o desempenho da taxa de envolvimento estimada do seu anúncio em comparação com anúncios concorrendo pelo mesmo público. A taxa de envolvimento esperada calcula a probabilidade de uma pessoa clicar em um anúncio, reagir a ele, adicionar um comentário, compartilhá-lo ou expandi-lo.
Classificação da taxa de conversão: mostra uma comparação da taxa de conversão esperada do seu anúncio com a taxa de conversão de anúncios com a mesma meta de otimização que competem pelo mesmo público. A taxa de conversão estimada calcula a probabilidade que uma pessoa que viu seu anúncio tem de concluir sua meta de otimização.
A maneira mais fácil de resolver esse problema é refazer o anúncio e torcer para ele ter um engajamento melhor (oremos). Mas dessa vez, você pode seguir as recomendações da tabela de Diagnóstico de Relevância do Anúncio, criada pelo próprio Facebook.
Motivo #5: Sobreposição de públicos
Um dos motivos para baixa veiculação dos anúncios, pode ser a sobreposição de públicos. Isso acontece, principalmente, quando conjuntos de anúncios do mesmo anunciante acabam no mesmo leilão (ou seja, direcionam para públicos parecidos). Ganha aquele que tiver o melhor desempenho e os outros acabam prejudicados (seu maior inimigo é você mesmo).
A ideia é que os conjuntos não concorram entre si, então é bom dar aquela conferida para ver se os seus públicos não estão se sobrepondo:
- Lá no Gerenciador, vá até a guia Públicos
- Marque a caixa ao lado dos públicos que você deseja comparar
- Clique em Ações > Mostrar sobreposição de público
#Dica: Outra maneira de evitar a sobreposição de dois públicos-alvo em conjuntos de anúncios diferentes é excluí-los um do outro.
Motivo #6: Forever em revisão
Como você já sabe, cada anúncio é revisado, minuciosamente, pela equipe do Facebook para garantir que está em conformidade com as políticas de publicidade. Isso envolve uma combinação de sistemas de revisão automatizados e revisões feitas manualmente por membros da equipe de suporte.
De acordo com a Central de Ajuda do Facebook para empresas, “a maioria dos anúncios é revisada em 24 horas, embora em alguns casos possa demorar mais”, o que significa que seus anúncios podem ficar presos no processo de revisão… pra sempre!
Uma dica que o Facebook costuma dar, é sobre o planejamento e programação das postagens: COMECE ANTES DA DATA PRETENDIDA, principalmente em algumas sazonalidades, quando há um número maior de empresas anunciando. Isso dará a você alguns dias de tolerância caso o anúncio precise ser enviado para revisão e aprovação manual.
Em último caso, se você quiser dar início a um novo processo de revisão (pra ver se “agora vai”), poderá editar as seguintes categorias:
- Público-alvo
- Criativo
- Otimização
- Cobrança
Motivo #7: A verba está baixa
Se o parâmetro de lance ou orçamento for muito restrito, isso pode impedir a veiculação do anúncio. Funciona assim: quando você segmenta o público, está dizendo ao algoritmo do Facebook quem você quer que veja os anúncios. Em seguida, o algoritmo exibe o anúncio para uma parte desse público com maior probabilidade de converter ou engajar, dependendo do seu objetivo.
Até aí tudo bem, MAS o algoritmo trabalha com base no desempenho do anúncio, portanto, se o valor disponível for muito baixo, a entrega atingirá um público tão restrito que o algoritmo não vai tirar nenhum aprendizado disso. E como os anúncios não estão sendo vistos, o algoritmo deixará de entregá-los.
#Dica: se você precisar definir limites de lance diários, comece com o lance automático para o custo mais baixo e, em seguida, ajuste com base no desempenho inicial.
Motivo #8: Talvez você precise usar uma otimização diferente
Quando escolhemos ‘Otimização para veiculação de anúncio’ para um conjunto de anúncios, estamos pedindo para o Facebook obter esse resultado da forma mais eficiente possível. A escolha dessa otimização é o resultado desejado para o qual o sistema dá lances no leilão de anúncios. Por exemplo, se você otimizar para cliques no link, os anúncios serão direcionados para pessoas com maior probabilidade de clicar no link.
Mas como nem tudo são flores, quando selecionamos a otimização para conversões, podem surgir alguns problemas. Isso acontece porque, neste caso específico, o Facebook usa essa métrica como uma fonte para encontrar as pessoas com mais chances de converter. No entanto, se não houver nenhuma conversão, a ferramenta não terá dados suficientes para trabalhar e ficará sem saber quem são os reais interessados na sua campanha.
A boa notícia é que a otimização pode ser diferente do objetivo da campanha. Assim, ao invés de escolher conversões, podemos otimizar para cliques no link. Dessa forma, as conversões ainda serão rastreadas, mas o Facebook também terá informações de quem está interessado nos anúncios. Então, quando você estiver obtendo conversões consistentes, poderá mudar a meta de volta para conversões.
Gostou do conteúdo? Então chegou a hora de ir para o avançado! Conheça o treinamento Ads Avançado e descubra a estratégia por trás das campanhas de alta performance.