O impulsionamento de postagens é uma ótima maneira de aumentar o alcance e atingir um público mais amplo, mas o seu uso dependerá do objetivo.
Já faz algum tempo que o alcance orgânico das publicações está diminuindo. Com o algoritmo do Facebook sofrendo mudanças a todo instante, se um conteúdo for sucesso de engajamento hoje, na próxima semana é possível que a mesma estratégia não dê os mesmos resultados.
O que sabemos é que a rede social passou a priorizar experiências mais humanas e relevantes para os usuários, o que acaba restringindo o alcance de empresas e marcas.
Então, o que nos resta fazer?
Se você deseja ir na direção contrária desse declínio do alcance orgânico, o post patrocinado é a saída mais eficaz. Para isso, existem duas alternativas: utilizar o gerenciador de anúncios e criar uma campanha mais estruturada ou clicar no botão impulsionar (o que também pode ser de grande ajuda para expandir o alcance do conteúdo).
A pergunta que fica é: quando utilizar o botão impulsionar nas redes sociais?
Vamos por partes…
Para que serve o botão impulsionar?
O botão impulsionar (ou turbinar), está disponível para qualquer pessoa com uma página de negócios nas redes sociais. Essa é uma alternativa indicada para quem deseja aumentar o alcance da publicação de forma fácil, rápida e prática, utilizando o orçamento para atingir um público específico.
A vantagem é que você não precisa ter um conhecimento super profundo de Facebooks Ads para conseguir um certo alcance, o que acaba sendo ótimo, principalmente, para quem não possui tempo de criar uma estratégia digital avançada. Você simplesmente escolhe uma postagem na linha do tempo, clica no botão impulsionar e segue as instruções em tela… Sério, é bem intuitivo.
O fato é que aumentar o alcance da publicação fará com que a mensagem seja vista por mais pessoas, incluindo aquelas que não seguem o seu perfil, mas podem estar interessadas no assunto ou negócio.
Quando clicar no botão impulsionar?
Impulsionar uma publicação no Facebook ou Instagram é a maneira mais simples e rápida de anunciar nas redes sociais, trazendo ótimos números de engajamento e reconhecimento de marca.
Portanto, se você está com pressa de melhorar a presença digital da marca e alcançar novos públicos, o botão impulsionar pode ser uma boa alternativa inicial. Ele definitivamente traz mais alcance e engajamento, mas não funciona se o seu objetivo é conversão.
Embora esse método forneça opções limitadas em comparação ao gerenciador de anúncios, o impulsionamento é super simples e compatível com dispositivos móveis.
Você pode utilizar o botão impulsionar para os seguintes objetivos:
- Engajamento
- Desenvolver o reconhecimento de marca
- Aumentar a visibilidade da sua melhor postagem
- Aumentar o número de seguidores ou curtidas na página
- Cliques no site
- Visitas ao perfil
- Promoções para empresas locais
Utilizar o botão impulsionar nas redes sociais também é uma ótima maneira de construir a prova social em uma publicação existente, o que futuramente pode tornar mais barato o anúncio criado no gerenciador (#dica).
Como melhorar a experiência do botão impulsionar nas redes sociais
Dica 1. Tenha em mente qual é o objetivo
Antes de clicar no botão impulsionar (ou turbinar), você precisa definir seus objetivos e expectativas. Isso porque, se você deve ou não utilizar o botão impulsionar, vai depender muito do seu objetivo. Você vai entender melhor assistindo ao vídeo abaixo:
2. Restrinja o período de veiculação
O número de dias de veiculação depende do objetivo e do orçamento disponível. Muitas pessoas tendem a pensar que quanto mais tempo um post específico é veiculado, melhores são os resultados. Pelo contrário, o desempenho de uma publicação, mesmo que bem sucedida, costuma diminuir quando você o executa por mais de uma semana.
Restringir o período também ajudará a evitar que uma pessoa veja a mesma mensagem repetidas vezes - e a gente não quer ninguém cansado da marca aqui, não é mesmo?
3. Limite o público-alvo
O botão impulsionar permite que você selecione opções de segmentação de público e muitas pessoas tendem a escolher um público mais amplo - o que faz com que a mensagem atinja mais pessoas, mas talvez não aquelas que realmente possam se interessar pela marca.
Por padrão, você pode escolher pessoas que atualmente seguem o seu perfil e amigos. No entanto, também é possível criar um público personalizado, por isso o ideal é restringi-lo. Por exemplo, você pode limitar sua segmentação a locais específicos onde a maioria de seus clientes mora ou áreas onde você oferece seus serviços.
4. Priorize posts que apresentam bom desempenho
Uma alta taxa de engajamento mostra que o conteúdo é interessante para o público - e as pessoas têm mais probabilidade de clicar em uma postagem com 100 comentários do que em uma com apenas 3. Use o Facebook ou Instagram Insights para escolher a melhor opção.
5. Fique de olho no desempenho
Algumas pessoas impulsionam as postagens e relaxam, só esperando o engajamento aumentar. Mas não é porque não estamos falando de uma super campanha estruturada no gerenciador de anúncios que isso pode acontecer, ok?
Depois de clicar no botão impulsionar, você precisa monitorar o desempenho para avaliar se o ROI valeu a pena. As análises o ajudam a ver o que está funcionando e o que não está, para fazer os ajustes necessários.
Conclusão
O botão impulsionar funciona, principalmente, para dois objetivos: engajamento e visitas ao site; e para quem precisa de visibilidade, mas não tem tempo ou até mesmo conhecimento necessário para estruturar uma campanha no gerenciador de anúncios. Por isso, o impulsionamento é uma maneira rápida e econômica de aumentar o alcance.
Mas se você realmente quiser levar os seus anúncios para o próximo nível, é só chamar que a gente conversa, combinado?